segunda-feira, 19 de outubro de 2015
Ok. Você está suuuper platinada! Tá a cara da tempestade, do X-man (em algum momento você provavelmente vai ouvir essa!), tua auto-estima está nas alturas, pois apesar de ter pago caro (platinar sai absurdamente caro no salão), você se sente a mulher mais poderosa do mundo (curiosamente o platinado causa essa impressão, na maioria das vezes). Aí você está super empolgada, com aquele cheirinho de salão, mas em algum momento você precisa lavar o cabelo. Provavelmente a cabeleireira te indicou uma série de produtos, até aconselhou a fazer uma selagem, uma hidratação, ou algo do gênero. Porém, entretudo, contanto, você já gastou além da conta e decide cuidar em casa. Eis que na primeira lavagem você descobre a triste realidade: cabelos quando platinados quase nunca escapam ilesos. SIM, você descobriu o que é um fio elástico, quebra e tudo de ruim em um único pós-banho.

OU

Você resolveu dar uma de "vida loca", platinou em casa e, ao lavar o cabelo, teu cabelo tá ovo, gema, pinto, pato, elástico, quebrado, uma loucura total! 

NÃO SURTE!!  Na grande maioria das vezes tem solução! (exceto, é claro, se você ficou 2h com o descolorante no cabelo, aí, meu bem, dê graças a Deus se você não ficou careca)


Abaixo dou algumas dicas do que fazer para tirar os fios da UTI e deixá-los, pelo menos, com cara de saudável.  

1. Invista no calendário capilar

Eu não acreditava em calendário capilar até começar a fazer e perceber as vantagens desse negócio. Sério, não é invenção de indústria capilar pra ganhar dinheiro, funciona mesmo! Claro, agora você  precisa investir um pouco mais, pois precisa de um kit reconstrução, um nutrição e um hidratação (dependendo você pode usar o mesmo para nutrição e hidratação). Ah, claro, um kit matização (nenhuma platinada vive sem!!!).

2. Pesquise sobre produtos BBB e veja os que melhor combina com seu bolso, e você!

Você provavelmente leu por aí que platinada só pode usar produto suuuper caro. Não, você precisa de produtos bons! Se pesquisar por aí vai descobrir uma série de produtinhos que muita gente indica e que a palavra caro passa longe deles. Um dos meus BBBs preferidos é o Elseve reparação total. Uso como hidratante (shampoo, condicionador e máscara). Provavelmente você gastará um pouco mais, em torno de R$ 30, 00 a R$ 40,00 em um bom reconstrutor, esse realmente costuma ser mais caro, mas já li resenhas sobre o reconstrutor da Tresemme. O ideal é você testar e ver se seu cabelo melhora =p 

3. Escolha um bom matizador.

Toda platinada precisa disso! Matizadores são aquelas linhas roxas/azuis que mancham o banheiro todo, inclusive seu cabelo. Tá, exagerei um pouco, mas se você não usar adequadamente, a tendência de sair com o cabelo lilás do chuveiro é beeeem grande. Experiência própria. O ideal é diluir em outro creme branco ou aplicar e ficar com um espelho por perto para acompanhar a matização. Muitas pessoas compram um creme branco e misturam violenta genciana, pois é uma alternativa bem barata. Eu sou o desastra em pessoa, então sempre mancho meu cabelo com isso. Prefiro aderir aos shampoos e máscaras mesmo. Atualmente uso o Apolo Oikos, que amo de paixão <3 

4. Fuja do sol!

Siiiim. Sol e cabelo platinado não combinam. Por isso você deve utilizar produtos com protetor solar e evitar o máximo ficar ao sol, a não ser que você prefira um tom amarelado nos fios, com direito a mancha e tudo. Sério! Foge!

5. Invista em leave ins termoativados e com protetor solar.

Quem leu o primeiro post sabe que sou apaixonada por leave ins. Além de controlarem o frizz, protegem o cabelo contra o calor do secador, do sol, etc. São produtos que você deve ter sempre a mão. Eu tenho vááários. Meu BBB é o blindagem capilar, da capicilin. Um tão bom quanto é o creme de pentear reconstrói fios, da Siáge, que é um pouco mais carinho, mas é incrível também.

6. Evite chapinha, babyliss e secador muito quente.

 Tá, eu sei. É horrível sair de casa sem chapinha, parece que o cabelo não fica no lugar. Por outro lado, teu cabelo já está danificado, e esses aparelhos danificam ainda mais. Se o teu cabelo tá elástico e com quebra, o ideal é mantê-lo longe da chapinha o quanto você puder. Utilize o mínimo possível. Os leave ins ajudam muito a manter o cabelo no lugar. Pense sempre no custo x benefício: se a sua meta é recuperar seu cabelo, a chapinha só vai atrasar essa recuperação.


 7.  Como deixar o platinado prata

Você está platinada, mas seu cabelo está mais champagne que prata. Normal. Existem alguns matizadores que deixam mais prateados, outros mais loiros, também depende muito do fundo de clareamento do seu cabelo. De todo modo, existem tonalizantes que auxiliam nisso. É só ir em uma loja de cosméticos e pedir um tonalizante prata. Eu acredito que o mais fácil de usar é o prata, da Keraton, você mistura no creme branco, pra não chumbar, e fica acompanhando pelo espelho pra não chumbar. Quando ficar na cor que você quer, é só lavar e pronto =) O bom do tonalizante é que ele vai saindo conforme as lavagens, então se você achar que ficou escuro demais, é só lavar.

8.  Retoque de raiz

 Eu não gosto de ficar retocando a raiz sempre. Muitas meninas dizem que você não pode esperar que ele cresça mais de 1cm ou ficará marcado. Isso já é uma escolha pessoal. Se você optar por retocar a raíz a cada 20 dias, atente para o fato de que teu cabelo pode não aguentar tanta química,retoques de raíz são procedimentos que devem ser realizados com muita cautela, não esqueça que os cortes químicos estão aí. 

9. Abuse da maquiagem.

Ta aí um ponto super positivo para o platinado: ele fica super bem com cores fortes. Então você pode, e deve, investir muito em olhos bem marcados, batons coloridos, escuros, etc. Aliás, você vai perceber rapidinho que platinado sem maquiagem te deixa "apagada", é quase um requisito obrigatório.

No site da Caras saiu uma reportagem bem legal sobre make para platinadas:


10. Seu cabelo nunca será saudável de verdade.

Deixei essa por último porque geralmente causa espanto. Nossa, nunca vai ser saudável? Gente, pensa, para chegar ao platinado, o fio sofreu muitoooos danos, muitos mesmo. Pensa numa estrada toda esburacada, é teu cabelo. Ai você precisa cuidar sempre! Sim, sempre! Tem que reservar algumas horinhas para ele durante a semana. Fazer calendário capilar, tratar, evitar danos maiores, etc. Não adianta você ficar 2 semanas lavando com qualquer shampoo e depois encher o cabelo de queratina, por exemplo. Excesso de produto pode até fazer o contrário: prejudicar ainda mais. Por isso o tratamento é diário. Se você cuidar adequadamente, ele ficará com aparência de saudável, terá menos queda e danos. 

Espero que tenha ajudado um pouquinho =D Qualquer dúvida pode mandar comentários que eu tento ajudar =D Lembrando que não sou cabeleireira, apenas compartilho aqui minha experiência para que vocês não cometam os mesmos erros que eu cometi. Bjoo ;*  

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Fonoaudióloga formada pela UFCSPA, graduada em Letras, pela PUCRS. Atualmente trabalha nas áreas de linguagem adulto e infantil, dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, processamento auditivo e disfagia. Atende a domicílio na zona sul de Porto Alegre e nas clínicas Dedicare e Docctor Med - Hípica.
Tecnologia do Blogger.