quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Olá! =D
Primeiro post não poderia ter outro assunto senão esse: cabelo platinado!

Platinar o cabelo é o sonho de muita gente. E agora que está super na moda, vem aguçando ainda mais aquela vontade absurda de tacar descolorante no cabelo e esperar a mágica acontecer. Claro, que você já deve ter ouvido toodos os milhares de pontos negativos sobre essa empreitada. A questão agora é descobrir o que é verdade e o que é mentira. ;)

Frases que toda aspirante à platinada já ouviu ou irá ouvir:

1. Platinar o cabelo danifica muito o fio.

Super verdade! Sempre que você fizer algum procedimento químico no seu cabelo, ele irá danificar o fio, e quanto mais forte o procedimento, mais danificado seu cabelo ficará. No caso do platinado, quanto mais escuro for o fio, mais danificado ficará, pois exigirá mais tempo, ou mais descolorações. O ideal é você começar um calendário capilar antes de platinar, para que o fio esteja mais forte e danifique menos o cabelo.

2. Platinar em casa te deixa careca.

Depende. Eu particularmente aconselho que quando for platinar todo o cabelo faça em um salão, mas não em qualquer salão. Platinar exige um conhecimento bastante grande sobre o fio, para que ele sofra o mínimo possível com o procedimento. Além disso, fazer em casa em cabelos longos exige que você tenha habilidade, rapidez, conhecimento. Sem contar que se o cabelo é muito grande você acaba tendo que tirar o descolorante de uma parte do cabelo, enquanto espera que a outra parte chegar a cor desejada. Muitas pessoas sofrem o famoso corte químico porque não sabem como fazer o procedimento, abusam da sorte e se dão mal. Avaliar a saúde dos fios também é muito importante na hora de platinar. Alguns cabelos, devido ao excesso de químicas, não aguentam o procedimento mesmo.

3. Cabelos tingidos precisam de decapagem.

Sim, certamente, sem dúvidas. Já vi vários vídeos de meninas reclamando que o cabelo ficou manchado, não abria a cor, etc. Para platinar antes é preciso fazer o que chamam de decapagem, a grosso modo, tirar os resíduos de tinta do fio. Em algumas lojas é possível encontrar um kit para isso, porém é preciso avaliar se o seu cabelo vai aguentar todos os procedimentos. Se o seu cabelo está muito escuro, o ideal é ir em um cabeleireiro indicado, que realmente saiba como platinar um cabelo. Obs.:nem sempre o salão mais caro é o que tem o profissional mais competente. Basta colocar no google e você vai encontrar vários relatos nada positivos. Nessas horas indicação é tudo!

4. Vou gastar muito dinheiro e só vou poder usar produtos caros.

Mentira. Tem muito produto barato que dá de 10x0 em muito produto caro por aí. Entretanto, você vai precisar de produtos diferentes dos que está acostumada a usar, e, principalmente, de um calendário capilar. Então, você vai acabar gastando mais, pois vai precisar de produtos de hidratação, nutrição e reconstrução, mas não necessariamente vai precisar de produtos super caros. Existem algumas receitas caseiras, não todas, que ajudam também. O ideal é perceber o que você tem em casa que ajuda, o que não faz efeito e ir testando outras marcas por aí. Mais além faço uma lista dos meus produtos queridinhos e BBBs (bom, bonito e barato),

5. Leave ins, óleos, protetor solar e todos esses produtos sem enxague vão fazer parte da rotina.

Siiim. Gente, eu não usava nada disso, quando usava, meu cabelo parecia que tinha sido lambido por uma vaca. Depois que platinei, mergulho meu cabelo no creme e, ainda assim, ele passa longe do oleoso.  Protetor solar vira o amigo de todas as horas, pois cabelo platinado e sol não combinam, pois o sol amarela o cabelo.

6. Alguns cabelos podem puxar mais pro amarelo.

Siim. Alguns cabelos amarelam com maior facilidade que outros, mesmo que seu cabelo seja loiro, se ele tiver um tom mais puxado pro dourado, a tendência a amarelar é grande. Existem muitos produtos desamareladores no mercado. Quem busca soluções mais baratinhas, pode usar a violeta genciana, mas é preciso considerar que alguns cabelos podem amarelar ao longo do dia, dai a importância novamente de se ir em um cabeleireiro que entenda  de loiros.

8. Se eu platinar meu cabelo comprido não vai durar muito tempo.

 Depende de cada pessoa, de cada cabelo, da frequência que você cuida dele, etc. Realmente não é comum encontrar platinadas com cabelo super comprido, em algum momento as pontas começam a ficar muito ressecadas e a tesoura acaba sendo a única solução, muitas aderem aos mega hairs da vida. Meu cabelo não era comprido, estava mais ou menos na altura do ombro quando comecei a platinar. Estou deixando ele crescer, mas confesso que ele está bem mais lerdo que antes, embora eu não saiba bem o porquê.  Mas muito vai depender de como seu cabelo ficou após o platinado. Existem profissionais maravilhosos que não detonam muito o fio durante o procedimento. Tive a sorte de cair nas mãos de uma, embora eu tenha feito besteira em casa depois! haha

9. Devo deixar o descolorante agir até  chegar no tom que eu desejo.

Não, nunca, jamaaaaais!! Você deve ficar com o descolorante por no máximo 40 minutos, após isso ele não vai mais abrir o tom, apenas estraga os fios, deixando-os elásticos, e, na pior das hipóteses, você ganha um lindo (#sqn) corte químico. Se mesmo após os 40 minutos seu cabelo não abrir no tom desejado, você tem duas opções: retirar bem o produto e aplicar novamente (correndo o risco de os fios ficarem elásticos) ou esperar uns dois dias e reaplicar o descolorante. Nessa segunda vez você deve ficar cuidando, provavelmente a cor abrirá antes dos 40min. É importante lembrar que o fio fica amarelinho claro, o platinado vem com o matizador.

10. A marca do OX e do descolorante são importantes para garantir menos danos.

Super verdade. Comprar aquele de dois pila da farmácia pode ser bem mais prejudicial do que se você usar um que seja mais caro um pouco, mas que vá te dar um resultado melhor. Se for fazer em casa, ou no salão, sempre pergunte o nome dos produtos, é importante saber a qualidade do que está indo nos seus cabelos.  

Por último e não menos importante:

11. Ser platinada dá trabalho?
Se você, como eu, não pode ir no salão toda semana, sim, dá muito trabalho. Muito mesmo. Manter um platinado bonito sem gastar rios de dinheiro vai dar muito trabalho sim, então prepare suas horas de folga para sair à cata de produtos, pesquisar na internet, fazer hidratações, reconstruções e nutrições em casa. Quem diz que ter cabelo platinado não é trabalhoso, das duas uma: ou está mentindo ou tem o cabelo todo errado. Pense que você destruiu a estrada e agora está tendo que montá-la de novo. Sim, é basicamente isso que você fez com seus fios.

Pessoal, apesar de tudo, quem platina só desiste dessa vida por questões de tempo mesmo, não pode cuidar e tals, porque é realmente muito legal. Agora é só pesar na balança e ver se você está disposta a encarar essa saga toda. hahah 

Bom, escrevi demais já. Bjoo ;*   

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Fonoaudióloga formada pela UFCSPA, graduada em Letras, pela PUCRS. Atualmente trabalha nas áreas de linguagem adulto e infantil, dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, processamento auditivo e disfagia. Atende a domicílio na zona sul de Porto Alegre e nas clínicas Dedicare e Docctor Med - Hípica.
Tecnologia do Blogger.